sexta-feira, 22 de junho de 2012

O surgimento das cidades

O surgimento das cidades


As primeiras cidades
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. O principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as espécies de armas e ferramentas. As primeiras cidades surgiram entre 3 500 e 3000 a. C., nos vales dos rios Nilo, no Egito e Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2 500 a.C., no vale do rio Indo, na Índia e por volta de 1 500 a. C., na China.


O comércio e a divisão do trabalho
Em principio, o comércio é indispensável aos povos, pois a existência de recursos na superfície é variável, de maneira que cada lugar dever ter suas carências supridas pela abundância existente em outros lugares. É, portanto, uma atividade que implica grande mobilidade espacial, o que a torna particularmente importante para a análise geográfica.



A centralização política
Com o desenvolvimento da agricultura e o aumento populacional, tornou-se necessário organizar melhor o trabalho na sociedade. Esse trabalho era feito pela aldeia da família mais poderosa, pela qual, o chefe dessa família passava então a ser um rei. O rei utilizava seus próprios servidores. Originou-se uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, fazer leis e julgar os crimes, entre outros. O local onde os servidores se comunicavam com o rei era o palácio.

A escrita
Um dos principais resultados do surgimento das cidades foi o desenvolvimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Isso se deveu a vários fatores entre eles:
·         A necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos.
·         O levantamento da estrutura das obras exigiu um sistema de sinais numéricos para realizar cálculos.
Com a escrita nós humanos desenvolvemos a comunicação entre si e registrar suas idéias. A linguagem escrita permite que a vida de hoje seja conhecida pelas gerações futuras.




Fontes:
 http://www.algosobre.com.br/historia/surgimento-das-cidades-o.html


Postado por: Júlia Gardenal Pires

20 comentários:

  1. Muito obrigado por postar, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Vô ver se tiro um 10 na matéria 🙄🙄😔😔

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. man kkkkkk so to avisanu q se eu naum tirar 10 eu so vo te matar so isso ta?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não sei alguém pode me dizer por favor e que amanhã tenho teste e não queria tirar negativa.

      Excluir