quarta-feira, 20 de junho de 2012

A Revolução Agrícola

Muito bem. Eu sou a  Carolina e  irei falar A revolução agricola, ainda dentro do tema Pre-História


           O surgimento da agricultura é, numa perspectiva evolutiva, uma das maiores transformações da humanidade. Essa transformação tem magnitude comparável, na história evolutiva humana, à encefalização, o bipedalismo , a manufatura de ferramentas e a origem da linguagem.
Estima-se que a agricultura surgiu entre 8 e 13 mil anos atrás.A nossa espécie humana (Homo sapiens) surgiu há cerca de 200 mil anos atrás, mas muito antes, outras espécies humanas (do gênero Homo) já vagavam  pela terra desde um período estimado entre 1,5 e 2,5 milhões de anos.
                                                       
As mulheres que eram responsáveis pela coleta de raízes e frutos observaram que as sementes das plantas, quando enterradas no solo, brotavam e davam origem a novas plantas.

Fonte: Araribá História 6º, página 31 

Para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homem neolítico passou a produzir o que comer com mais assiduidade, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.





As mais famosas e antigas civilizações do Médio Oriente floresceram numa região que os historiadores da antiguidade batizaram de Crescente Fértil. Numa área predominantemente formada por cadeias de montanhas e grandes extensões desérticas, a existência de grandes rios como o Tigre, o Eufrates, o Nilo e o Jordão, possibilitaram o desenvolvimento da agricultura e sua consequência mais imediata: a sedentarização. A partir daí, surgiram vilas e cidades, o comércio se desenvolveu e apareceram os primeiros sinais de escrita
Fonte: Blog Professor Zé Paulo






(Obrigada,

Carolina)

14 comentários: